Nesta sexta, 08/02, no Sindicato da Lavoura, acontecerá a primeira plenária da Marcha Mundial das Mulheres com lideranças feministas de Mossoró e região. A atividade tem o objetivo de levantar as pautas, organizar a mobilização e tirar a programação do 8 de Março deste ano.
A primeira grande agenda anual dos movimentos sociais é o 8 de Março. As mulheres vêm protagonizando o enfrentamento dos retrocessos da democracia e dos direitos. No ano passado, com o tema “Em defesa da democracia, da aposentadoria e contra as violências”, mais de 10 mil mulheres marcharam nas ruas de Natal. Com a eleição de Bolsonaro e a implementação de uma política neoliberal e conservadora, a expectativa é que haja um engajamento ainda maior das mulheres.
“Em setembro do ano passado, as mulheres foram às ruas e disseram em alto e bom som que #EleNão. Precisamos ter a capacidade de reunir estas mulheres que encheram as ruas em setembro para fortalecer o 8 de março e demais agendas feministas porque a resistência aos retrocessos passa pela nossa luta organizada”, diz Glisiany Pluvia, da Marcha Mundial das Mulheres, Mossoró.
2019 será um ano de muitas mobilizações: Ainda este ano será de outra grande mobilização das mulheres que é a Marcha das Margaridas que é o maior ato público da América Latina que reúne mulheres do campo, da floresta e das águas de todo o Brasil e suas pautas. Risolene Vitorino, coordenadora de mulheres do Sindicato da Lavoura de Mossoró afirma: “Nós não temos medo da luta! Queremos ter trabalho e vida dignas, ter o direito de nos aposentar. Somos todas Margaridas!