Há cinco anos o pré-carnaval de Mossoró conta com as cores e irreverência do bloco Alô Frida. No dia 28 de fevereiro deste ano, o bloco feminista se concentrará às 19h no Memorial da Resistência e sairá às ruas com a banda Podintéfor composta por artistas locais e que contará com a participação de musicistas e cantoras mulheres.
Sem fins lucrativos e organizado por mulheres feministas com o objetivo de homenagear a artista e ativista mexicana Frida Kahlo, o bloco busca visibilizar o feminismo e proporcionar uma folia popular sem machismo, racismo e lgbtfobia e, como nos protestos desde setembro do ano passado, #EleNão. Nesta edição o Alô Frida permanece gratuito e com seleção de músicas sem opressões. Nas camisetas, a arte produzida pela artista Ellen Dias foi feita especialmente para demarcar que “Contra o fascismo, eu não me Kahlo”.
Além da venda das camisetas, as Fridas também contarão com apoio da Deputada Estadual Isolda Dantas. Lenilda Sousa, que está na organização do evento, fala da importância de ter uma banda local e com mulheres: “As bandas fanfarras geralmente só possuem integrantes masculinos. Muito bacana a Podintéfor ter topado o desafio que lançamos de integrar mulheres à banda. Nós mulheres podemos tocar qualquer instrumento e fazer o que quisermos. Queremos nos ver na política, assim como na cultura, na folia, dentro da banda, dançando na rua, com autonomia para sermos protagonistas de nossas vidas!”.
Antes do dia 28 haverá uma programação de prévias do Alô Frida. As agendas serão divulgadas na página do bloco no facebook e instagram. Todas as programações prévias também serão gratuitas e abertas para o público em geral.
Adquira a camiseta, participe, contribua com o bloco para que as Fridas possam estar cada vez mais juntas e fortes.