CF8 e Marcha Mundial levarão 150 mulheres para Brasília neste domingo

O Centro Feminista 8 de Março junto à Marcha Mundial das Mulheres levará cerca de 150 mulheres de diversos municípios do RN para participar da 6º edição da Marcha das Margaridas em Brasília. A saída das delegações da Marcha Mundial das Mulheres de Mossoró e região e de Natal está prevista para este domingo (11).

A Marcha das Margaridas é reconhecida como a maior ação de mulheres da América Latina e acontece nos próximos dias 13 e 14 de agosto, reunindo um total de 70 mil mulheres do campo, das águas, das florestas e das cidades de todo o Brasil na luta por um país com soberania popular, democracia, justiça, igualdade e livre de violência.

MM

Arineide Carlos, militante da MMM de Governador Dix-Sept Rosado, conta que desde março desse ano estão sendo realizados debates e oficinas sobre os eixos temáticos da Marcha das Margaridas em mais de dez municípios do RN. “Essas atividades são construídas com os grupos de mulheres organizados nas comunidades rurais e com as comissões de mulheres do Sindicato das Trabalhadoras e Trabalhadores Rurais”, informa. Ela diz também que estão sendo feitas atividades como sorteios, feijoadas, bazar e campeonatos de futebol feminino e bingos de produtos da agricultura familiar para conseguir recursos para o custeio de alimentação e permanência na viagem.

De acordo com Rejane Medeiros, da coordenação do Centro Feminista, as mulheres têm protagonizado diversas lutas e a Marcha das Margaridas é um momento de reforçar a resistência das mulheres, da organização popular, de reafirmar a luta delas por seus direitos. Além disso, enfatiza que a Marcha nesse momento é importante inclusive do ponto de vista histórico. “A Marcha das Margaridas vai reunir mulheres de todas as regiões do Brasil, inclusive com representações internacionais, mulheres do campo e da cidade, fortalecendo o processo de organização popular, de auto-organização, reafirmando ainda o feminismo e a luta das mulheres”, explica.

A saída da delegação mossoroense será animada com batucada feminista e a boneca gigante de Frida Kahlo para reunir ainda mais forças para a luta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s