Cerca de 40 jovens dos municípios de Campo Grande, Upanema, Apodi, Governador Dix-sept Rosado, São Miguel do Gostoso, Touros e Mossoró, além de militantes da Marcha Mundial das Mulheres, se reúnem amanhã, 16/10, e domingo, 17/10, para promoverem o Encontro Estadual da Batucada Feminista, no espaço Carcará Moto Clube, no centro de Mossoró.
Segundo a batuqueira e militante da Marcha, Lidiane Samara, o evento tem dois objetivos principais. “Nós propomos que além de ser um momento de formação das jovens, esse evento possibilite às meninas a terem um espaço cultural, conhecer novos ritmos e ter acesso a culturas alternativas. O mercado e o consumismo estão muito direcionados a juventude. E, é com o intuito de combater essa exploração da mídia mercadológica que a batucada surge como uma forma ousada de se contrapor a essa cultura”, ressalta.
No sábado, a programação começa com uma caminhada das batuqueiras juntamente com as mulheres produtoras que estão expondo na 1ª Feira de Economia Feminista e Solidária, na Praça de Alimentação Carlos Alberto (subida da ponte do Alto de São Manoel). Conforme Lidiane, a caminha tem saída pela manhã do Hotel Villa Oeste com destino ao espaço Carcará, onde será realizado o Encontro.
Durante o evento será realizada uma oficina de ritmos, onde as participantes irão construir ritmos com instrumentos alternativos e também ensaiar palavras de ordem do movimento feminista. Entre os ritmos estudados estão o coco, o maracatu, o rap, o funk e o samba.
No último dia de evento, ocorrerá uma plenária de encerramento das atividades da Ação 2010 da Marcha Mundial das Mulheres. Na ocasião, haverá a apresentação do vídeo oficial da Ação, seguido de debate sobre a desmilitarização da América Latina e mística.