Tibau mobiliza cerca de 70 mulheres no encontro preparatório à IV Marcha das Margaridas
Dias 16 e 17 de agosto, 100 mil mulheres de todo o Brasil seguirão em marcha para Brasília em busca de um desenvovimento sustentável, autonomia, igualdade e liberdade para todos e todas brasileiras.
As tibauenses realizaram nesta tarde um encontro preparatório a esta Marcha rumo a Brasília. O encontro, que foi o primeiro do município, teve como temática central autonomia do corpo e da vida das mulheres e contou com a participação de cerca de 70 mulheres de várias comunidades e assentamentos do município além das mulheres urbanas.
O encontro começou com as participantes experessando o sentido e o significado do 8 de Março em suas vidas e no cotidiano da luta feminista. Em seguida Adriana Vieira, da Marcha Mundial das Mulheres, apresentou o movimento e a verdadeira origem do Dia Internacional das Mulheres , que de acordo com Adriana teve origem com as mulheres socialistas do início do século XX, que em 1910, na Segunda Conferência de Mulheres Socialistas definiram o 8 de Março como símbolo de luta das mulheres em todo o mundo.
Tatiana, da coordenação do Núcleo MMM Tibau começa o encontro dizendo que “Esse encontro é a continidade da luta que começamos na Terceira Ação Internacional da Marcha, aquela que caminhamos durante 10 dias juntamente com as outras 3 mil mulheres de todo o Brasil. É também o começo da Marcha de Tibau rumo a Brasília”.
Sebastiana, da cidade de Tibau, que já participou de outros encontros de mulheres no estado, reforça a importância do encontro afirmando que eles são importantes para as mulheres se perceberem como as oprimidas nesta sociedade desigual e acrescenta “mas é nestas reuniões que a gente também aprende sobre a liberdade e a se libertar”.
Após as discussões as mulheres sairam em passeata pelas ruas de Tibau e fizeram um ato de encerramento no centro da cidade, como uma forma de mostrar a sociedade tibauense que as mulheres querem e estão construindo um mundo bom para todas e todos. O ato de encerramento termina dizendo à sociedade de Tibau que “Seguiremos em marcha até que todas as mulheres sejam livres”.
No sábado uma delegação de 15 mulheres se juntarão a outras 500 mulheres para o lançamento na Região Oeste da Marcha das Margaridas que acontcerá em Mossoró, a partir das 8h da manhã.