O Centro Feminista 8 de Março promove nesta segunda (5) em sua sede uma roda de conversa cujo tema será “O Avanço das Multinacionais nos Territórios: um Olhar Feminista. A atividade está marcada para ás 7:00 horas da noite e terá como convidada especial a militante da Marcha Mundial das Mulheres de Quebéc – Canadá, Elsa Beaulieu.
Segundo a integrante da equipe técnica do CF8, Rejane Medeiros, o debate será um canal para a troca de experiências sobre a questão da apropriação dos territórios e dos bens comuns pelo capital. “Elsa Beaulieu vem de outra realidade, ela é de país que é sede de muitas multinacionais que têm filiadas em países como o Brasil. Por isso, acreditamos que ela tem muito a contribuir para o debate”, explica. Rejane também esclarece que o ponto a ser discutido na atividade se contextualiza com a realidade vivida na região da Chapada de Apodi, onde centenas de família rurais estão sendo desapropriadas de suas terras para a implantação de um perímetro irrigado
O projeto, que é uma ação do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS), beneficiará cinco grandes multinacionais da área de fruticulturas.“O que queremos é fomentar o debate sobre esse tema a partir do olhar das mulheres. O que nós pensamos sobre o tema, qual é a nossa posição sobre essa realidade que está tão próxima da gente”, finaliza a técnica.