Práticas agro ecológicas: CF8 orienta às mulheres a preparar Canteiros Econômicos

Centro Feminista 8 de Março realizou nas manhãs de quarta (16) e quinta (17) uma oficina sobre o uso do Canteiro Econômico, este é o segundo momento de sensibilização e formação sobre o tecnologias adaptadas aos quintais produtivos no semi-árido.  15 mulheres na comunidade de Monte Alegre I, localizado no município de Upanema/RN, participaram da atividade, e aprenderam como construir um Canteiro Econômico, sua manutenção e benefícios.

De acordo com a explicação dada pela agrônoma e integrante da equipe técnica do CF8, Ivi Aliana Dantas, ao grupo de mulheres, a prática do Canteiro Econômico consiste basicamente em forrar o espaço escolhido para se tornar o canteiro com uma lona e colocar um cano de PVC com pequenos furos ao longo de seu cumprimento por onde o canteiro será irrigado. “A lona será responsável por impermeabilizar o canteiro, impedindo que a água seja absorvida pela terra eliminando a perda de água por infiltração, garantindo que a água esteja na região das raízes das plantas por mais tempo, e o cano irá transportar a água igualmente para todo o espaço”, explica Ivi.

A responsável pela atividade diz que o principal objetivo da oficina foi repassar para as mulheres os conhecimentos sobre esta técnica agroecológica e, principalmente, estimular nelas a reflexão para o uso consciente da água. Ela ainda nos informa que a iniciativa é pioneira em Monte Alegre. “É a primeira vez que tentamos essa prática na comunidade, por isso, escolhemos as casas de três mulheres para implantar esse experimento – Luciene, Vera e Raimunda. A partir da observação, as outras mulheres serão capazes de fazer seu próprio canteiro econômico e se beneficiar dele”.

Sobre o resultado Ivi comenta: “a experiência de hoje foi muita produtiva, conseguimos grande participação das mulheres. Esses momentos de práticas coletivas são muitos importantes para a troca de experiência e para o fortalecimento do grupo de mulheres”.

A expectativa por parte do grupo de mulheres é também muito positiva. Quem nos revela isso é Luciene de Oliveira, moradora de Monte Alegre há quase dez anos:eu estava há muito tempo curiosa sobre o canteiro econômico, eu já tinha visto ele em outros assentamentos e agora com esse projeto finalmente conseguimos realizar a experiência. Gostei muito, vai nos poupar tempo, trabalho e água. Estou acreditando que vai dar certo, que nós vamos seguir em frente com nossos quintais.

A atividade faz parte do projeto “Mulheres Do quintal ao Mar”, em ação desde o ano passado. Ele é desenvolvido pelo Centro Feminista 8 de Março com o financiamento da União Europeia.

Imagem

2 comentários sobre “Práticas agro ecológicas: CF8 orienta às mulheres a preparar Canteiros Econômicos

  1. Parabéns pelo projeto fico muito feliz de saber que iniciativas tão futuristas estão sendo implementadas para melhorar a vida de muitas pessoas. muito bom mesmo!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s