Intercâmbio entre agricultores e agricultoras familiares em Itapipoca

Amanhã, às 7:30, terá início a primeira visita de intercâmbio entre agricultores e agricultoras familiares para multiplicação de experiência interestadual do P1+2 do Centro Feminista. Atuando, atualmente nas comunidades de Itaú, Rodolfo Fernandes e Tabuleiro Grande, o CF8 junto com Centro Padre Pedro Neefs, levará 17 famílias das regiões que cada unidade gestora atua, para Itapipoca, CE, com o objetivo de conhecer experiências cearenses.

A programação seguirá o roteiro pela comunidade de Lagoa de Juá e Caldeirões, passando pelas unidades produtivas familiares que possuem a Cisterna Calçadão, Barreiro Trincheiro, Tanque de Pedra e Cisterna Enxurrada. Cada visita será será um momento diferenciado de troca de experiências, de muitos aprendizados.

Barreiro Trincheira - P1+2

Barreiro Trincheira – P1+2

As comunidade de Caldeirões II e Lagoa de Juá são referências no território. Visitar as várias tecnologias sociais de convivência com o Semiárido, como: tanque de pedra, barreiro-trincheira, cisterna-enxurrada e um quintal com uma grande diversidade produtiva, ver a força da mulher na construção agroecológica da comunidade e a luta para vencer os desafios existentes, sendo um deles a retirada de forma desordenada da areia do rio que corta a comunidade, um grande problema ambiental, pois não é mais possível encontrar água de boa qualidade no rio, são realidades que fortalecem o entendimento da luta e da delícia de viver no semiárido.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s