Centro Feminista apoia grupo de jovens de Upanema por uma agricultura agroecológica urbana

Imagem

Em parceria com o sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Upanema e com a Escola Estadual Professor Alfredo Simonetti, o grupo de jovens Sementes do Futuro vem se mobilizando na cidade de Upanema para realizar um projeto de agricultura agroecológica e urbana. O Centro Feminista apoia essa ideia e, na última sexta-feira, contribuiu com o planejamento do viveiro de mudas que será feito na escola.

O grupo Sementes do Futuro é formado por jovens que se identificam com a prática da agricultura. A afinidade com atividades do roçado vem da experiência de quando moraram em assentamentos e comunidades rurais. O objetivo destes jovens é aproveitar o espaço da escola Alfredo Simonetti para a construção de um roçado coletivo a fim de gerar uma ocupação financeira para os jovens envolvidos e retorno para a comunidade. Parte da produção será doada para a escola e a outra será vendida na feira de Upanema.

Ivi Aliana, agrônoma do CF8, iniciou os trabalhos de sexta-feira explicando o preparo do composto orgânico aproveitando os materiais da própria área que será utilizada, como materiais orgânicos como casca de frutas, de ovo, dentre outros, estacas para fazer as cercas e etc. Ivi deixou claro que: “o trabalho da agricultura não é coisa pra se fazer no final de semana, ou por lazer, mas é algo que deve se desenvolver cotidianamente, com compromisso. Tem muito trabalho pela frente!”.

Uma série de atividades está elencada para esta semana, antes da próxima visita de apoio do CF8. Os jovens vão preparar o material orgânico, a marcação da terra, a irrigação e marcação dos canteiros. O grupo está animado para plantar e colher: “Estamos com muita vontade, mesmo! Até o Diogo acordou às 5 da manhã hoje!” brincou Antônia Carla, do grupo Semente do Futuro.

Sobre o envolvimento do Centro Feminista, Adriana Vieira coloca que: “Tendo este objetivo de possibilitar a construção de um protagonismo juvenil para o fortalecimento do movimento agroecológico, a partir da aproximação com a temática da Agroecologia, e compreensão da necessidade de estabelecer um novo modelo produtivo na cidade, entendemos a importância de incentivar a ação do grupo Sementes do Futuro para resgatar valores e práticas culturais na busca da conservação e preservação do meio ambiente”.

Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s