Movimentos sociais se reunem amanhã para articular campanha contra agrotóxico

Imagem

O Movimento das/os Trabalhadoras/es Rurais Sem Terra convida os demais movimentos sociais para uma reunião de rearticulação regional da “Campanha Contra os Agrotóxicos e Pela Vida”. A reunião acontecerá amanhã às 14h no Sindicato dos Comerciários – SECOM/Mossoró.

No momento, os/as militantes farão um levantamento histórico e debate sobre a campanha, para em seguida discutir a reorganização e articulação do comitê e, por fim, uma mobilização e visibilidade da campanha e o fortalecimento das experiências agroecológicas.

Nos últimos três anos o Brasil, vem ocupando o lugar de maior consumidor de agrotóxicos no mundo. Os impactos à saúde pública são amplos porque atingem vastos territórios e envolvem diferentes grupos populacionais, como trabalhadores rurais, moradores do entorno de fazendas, além de todos/as nós que consumimos alimentos contaminados.

Diante desta situação, mais de 50 entidades nacionais se juntaram desde 2011 na Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida, que tem o objetivo de sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil.

Adriana Vieira, que participará da reunião representando o Centro Feminista e a Marcha Mundial das Mulheres esclarece que “a retomada da campanha aqui no Estado é essencial para fortalecermos a denúncia do modelo de produção do agronegócio que abusa dos venenos e da exploração dos nossos recursos naturais, como a água, o solo, e também dos trabalhadores e trabalhadoras que ficam expostas a situações degradantes, como nós também que nos alimentamos com comida envenenada. A luta pela agricultura familiar, pela agroecologia, busca uma outra relação com o meio, entre as pessoas e a natureza, entre homens e mulheres, igualdade, autonomia e soberania alimentar, vida de verdade para o nosso povo”.

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s