No município de Itaú, o Centro feminista entregou a 18 famílias do P.A Paraná, através do Programa Uma Terra e Duas Águas (P1+2) da Articulação no Semiárido (ASA), em parceria com o BNDES, arames, sementes de milho, grampo, caprinos e ovinos. Se trata dos primeiros kits do caráter produtivo, incentivo para o desenvolvimento da agricultura familiar na convivência com o semiárido.
A ideia do caráter produtivo é oferecer condições para que as famílias possam incrementar a produção, com a possibilidade de investir no plantio de hortaliças, ervas medicinais, no cultivo de mudas de árvores frutíferas e na criação de pequenos animais. As mesmas famílias são contempladas com as tecnologias hídricas das cisternas de estocagem de água para irrigação das plantações e dessedentação animal.
Os beneficiários que já participaram dos processos de mobilização, construção e das capacitações em Gestão de Água para a Produção de Alimentos (GAPA) e Manejo de Sistemas Simplificados de Água para Produção (SISMA) com objetivo de propiciar a formação das famílias envolvidas, estão recebendo o incentivo do caráter produtivo do P1+2 a fim de proporcionar a construção de benfeitorias na propriedade, por exemplo, cercas, galinheiros, sistemas de irrigação, entre outros. No caso, os kits entregues irão viabilizar a caprinocultura no local.