Ainda no mês de julho será aberto o Edital l Pontões de Cultura Rural, uma parceria entre a Secretaria da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura (SCDC/Mim) e a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ). Com um orçamento de cerca de R$ 2 milhões o edital quer implantar pontões, um em cada uma das cinco regiões do país.
O MinC passou a trabalhar com a pauta da juventude rural em 2011, quando integrou o quadro de parceiros do programa, composto pelos ministérios da Reforma Agrária (MDS), das Comunicações (MiniCom), da Agricultura (MinAgri) e pela Secretaria Nacional da Juventude (SNJ). Existem mais de 90 Pontos de Cultura localizados em áreas rurais do país.
A ação também faz parte do Programa de Fortalecimento da Autonomia Econômica e Social da Juventude Rural (PAJUR), em andamento desde 2011. O programa é uma ação emergencial do Governo Federal voltada para jovens do campo na busca da ampliação de seus direitos sociais. Envolve projetos nas áreas de formação, de fomento a ações geradoras de renda e de acesso a políticas públicas.
Fonte: Minc