O povo quer participar: votação do plebiscito popular pela Constituinte

A semana dos dias 1 a 7 de setembro será de muita agitação. Movimentos sociais, sindicatos, escolas, igrejas, ONGs, associações e partidos de esquerda estarão realizando a votação do plebiscito popular pela Constituinte. Desde novembro do ano passado, o plebiscito da Constituinte está nas agendas sociais buscando dialogar com a população sobre uma reforma do sistema político.

As votações estarão acontecendo em todo o país. Em Mossoró, haverá urna fixa no Sindicato dos Empregados no Comercio de Mossoró (SECOM), no Centro Feminista 8 de Março (CF8) e em mais 18 locais, além de outras urnas itinerantes que visitarão escolas e instituições convidando ao voto: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político?”. Para votar, só é preciso ter o número de um documento com foto.

Estandarte

Adriana Vieira, da Marcha Mundial das Mulheres explica que “qualquer um e qualquer uma pode votar. Este é um processo muito importante de participação, de exercício de cidadania tanto quanto nas eleições de outubro. E mais: dizer que queremos uma Constituinte Exclusiva e Soberana sobre o sistema político é dizer que queremos saúde com efetivação do SUS, educação pública de qualidade, segurança sem militarizacao da polícia e sem extermínio da juventude negra, paridade de participação das mulheres no congresso a garantia dos nossos direitos de trabalho e reprodução. Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, acreditamos que construir o plebiscito é uma forma de mostrar a sociedade a importância de nossas pautas pra mudança de mundo que a gente quer, com igualdade entre mulheres e homens.”

Adriano Cavalcante, das pastorais sociais, diz que “mudar o sistema político é mudar as regras do jogo que vem sendo desfavorável à população, que não tem representação justa no congresso, que é, em sua grande maioria, formado por ruralistas e empresários, ao invés de mulheres, negros e negras, indígenas, LGBTs, trabalhadores e trabalhadoras. O povo quer estar no poder e participar”.

2Culminando este exercício cidadão, o dia 7 setembro é convocação para ocupar ruas e praças por direitos e liberdade, o tema do Grito dos Excluídos e das Excluídas, que já acontece há 20 anos em Mossoró. A concentração do ato do Grito será ao lado do Ginásio Pedro Ciarlini, no domingo (7) às 7 horas.

Para saber mais sobre o plebiscito e como votar, ligue para 3316 – 1023 (SECOM – Carlinhos) ou 8849 – 4002 e 3316 – 1537 (CF8 – Adriana ou Camila) ou acesse o site www.plebiscitoconstituinte.org.br/.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s