O carnaval é uma grande festa de manifestações culturais do nosso país. Contra o machismo e em luta pela igualdade e autonomia, o movimento feminista também coloca o bloco nas ruas de Mossoró. O bloco Alô Frida sairá sexta, 13, às 18h do Memorial da Resistência com uma troça colorida, florida e irreverente.
Este é o primeiro ano que Mossoró terá um bloco feminista. Organizado apenas por mulheres, a troça contará com a Orquestra Henrique Frevo Campo Grande e com diversas fantasias em homenagem à Frida Kahlo. Sem cordão, o bloco será aberto para participação do público em geral.
A organização do bloco está disponibilizando camisetas com estampa colorida de Frida Kahlo para quem quiser se caracterizar. Mas desde já, o aviso de Ana Paula Martins, da organização do bloco: “a melhor fantasia é o respeito à igualdade e à liberdade. Quem estiver vestido ou vestida assim, estará no clima do bloco Alô Frida. Todo mundo pode chegar!”.
O Alô Frida é o bloco feminista que homenageia a artista mexicana comunista e feminista Frida Kahlo e coloca as mulheres como protagonistas da folia. Conceição Dantas, da Marcha Mundial das Mulheres, da organização do bloco, fala que: “queremos uma folia em que sejamos livres dos padrões de beleza e da mercantilização dos nossos corpos. Este momento de reunir a mulherada para celebrar o feminismo que nos impulsiona todos os dias, como dizia Frida, ‘com asas para voar’, será alegria garantida!”.
Frida Kahlo é uma das maiores pintoras de todo o mundo, reconhecida por sua obra, especialmente de autos retratos, por sua vida pessoal de superação sobre as várias doenças que lhe acometeram e por sua opção política anticapitalista e antipatriarcal.
Mais de 100 camisetas já foram vendidas, restando apenas 50 unidades. Para adquirir uma camiseta do Alô Frida 2015, basta entrar em contato com Andréa Souza pelo telefone: 84 96180059 ou pelo facebook através do evento Alô Frida 2015 (https://www.facebook.com/events/813442702024478/?ref=2&ref_dashboard_filter=upcoming).
Hino Alô Frida
Se tem machismo, racismo, eu falo!
Eu não me Kahlo, eu não me Kahlo!
Sem fobia, a folia será colorida!
Alô Frida! Alô Frida!
Vamos em marcha, vamos dançar.
Somos a Fridas, temos asas pra voar!
A mulherada pisa ligeiro!
O feminismo transforma o mundo inteiro!
REFRÃO
Sem cordão, sem forçação,
As Fridas decidem se sim ou se não!
Pela igualdade e autonomia
Com muita luta e muito amor todos os dias!
REFRÃO