Grupo de mulheres da Comunidade São Geraldo realiza Feira de Economia Solidária e Organização Feminista

cartaz feira2 -okA feira de economia solidária e organização feminista é fruto da auto-organização das mulheres da Comunidade São Geraldo, zona rural de Caraúbas. A feira acontecerá no dia 04 de julho de 2015, próximo sábado, a partir das 17h, no mercado público da comunidade. Na ocasião serão comercializadas peças de artesanato e comidas produzidas pelas mulheres do grupo.

A realização é do grupo de mulheres da comunidade São Geraldo e tem o apoio do Centro Feminista 8 de Março, da Rede Xique-Xique, da Rede Economia e Feminismo, do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Caraúbas e da Secretaria de Administração do Município de Caraúbas. As mulheres do grupo já têm uma formação pelo Centro Feminista, através do projeto “Mulheres em rede fortalecendo a economia feminista e solidária” (Entre a terra e o mar), desenvolvido em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e a Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES) e através do projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural para Mulheres (ATER Mulheres), desenvolvido em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário.

As mulheres da comunidade tinham o desejo de retomar a feira do mercado, que tem uma importância para a população local, e foi onde muitas delas passaram parte da infância e da adolescência. Mas, de acordo com Glisiany Plúvia, uma das técnicas que acompanham os projetos no local, era preciso questionar qual o modelo de economia deveria ser adotado: “A feira do mercado era muito similar ao comércio tradicional e não contemplava as mulheres. Então optamos por uma economia feminista e solidária para reafirmar o trabalho das mulheres e a auto-organização dentro da comunidade”.

De acordo com Plúvia, essa feira é experimental: “o diálogo com elas começou há 2 meses, e vamos continuar com a formação para que elas entendam o que é economia solidária, o que é economia feminista e em que isso fortalece a vida e a luta das mulheres”.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s