Batucada Feminista realizará programação especial rumo à Marcha das Margaridas

ensaio aberto 2

Cerca de 50 jovens da Batucada Feminista da Marcha Mundial das Mulheres de Mossoró estão se organizando para Marcha das Margaridas, caminhada que reunirá cem mil mulheres de todo o país, em Brasília nos dias 11 e 12 de agosto.

Até o dia 9 de agosto, quando sairão de ônibus rumo à Brasília, as batuqueiras estarão com uma programação de formação, produção de materiais da batucada, ensaios abertos e pedágios. E o primeiro ensaio aberto com pedágio da Batucada Feminista será nesta quinta, 30, às 17:30h na subida da ponte do Alto de São Manoel.

Os pedágios serão para arrecadar dinheiro para alimentação das jovens no percurso até à Marcha. Serão dois dias viajando de ônibus para chegar ao destino, mas as mulheres estão animadas: “temos certeza de que a Marcha será um momento ímpar de aprendizado, troca de experiência e de luta em nossas vidas. Nós e as mulheres de todo o Brasil vamos mostrar nossa força auto organizada e dizer qual o país que queremos com desenvolvimento sustentável, democracia, justiça, autonomia, igualdade e liberdade”, é o que diz Hionne Mara, da Batucada Feminista.

Lidiane Samara, fala da importância da construção da Marcha das Margaridas: “Através da Marcha das Margaridas incidimos diretamente nas políticas públicas voltadas para nós, mulheres. Nós da Marcha Mundial das Mulheres, que construímos a Marcha das Margaridas desde o início, acreditamos no poder da mobilização popular para enfrentar as estruturas patriarcais de nossa sociedade. Diante de todo o conservadorismo do congresso e de toda a violência contra nós, vamos para as ruas aqui, em Brasília e em todo lugar com garra e ousadia! A nossa luta nos fortalece. O feminismo, as mulheres organizadas mudam o mundo todos os dias e é como diz na música da Marcha das Margaridas: estão chegando as decididas, é o querer das Margaridas”.

Marcha das Margaridas

A Marcha das Margaridas é uma ação estratégica das mulheres do campo, das águas e das florestas que acontece desde o ano 2000 e integra a agenda permanente dos movimentos sindicais rurais e de mulheres com grande força de mobilização, formação, pressão, proposição, diálogo e negociação com o Governo Federal. É reconhecida como maior e mais efetiva ação das mulheres da América Latina.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s