Será realizada nesta sexta-feira (31) uma formação com as mulheres integrantes da equipe do Centro Feminista 8 de Março, da Marcha Mundial das Mulheres, entidades parceiras e mulheres da sociedade em geral que tenham interesse em participar da atividade. O tema do debate será “Feminismo Socialista: Uma Leitura dos Processos Contemporâneos”.
A debatedora será Nalu Faria, da coordenação executiva da Marcha Mundial das Mulheres (MMM) no Brasil. Nalu é psicóloga, com especialização em Psicodrama Pedagógico (Getep) e em Psicologia Institucional (Sedes Sapientiae). Atua na Sempreviva Organização Feminista (SOF) desde 1986, na qual desenvolve atividades de assessoria e formação feminista com grupos de mulheres, ONGs e gestores públicos. Com Sonia Alvarez e Miriam Nobre, organizou o dossiê “Feminismos no Fórum Social Mundial” para a Revista Estudos Feministas, publicada em 2003. É autora de vários artigos sobre o movimento de mulheres, entre eles “O feminismo latino-americano e caribenho: perspectivas diante do neoliberalismo”.
De acordo com Conceição Dantas, coordenadora do Centro Feminista 8 de Março e que também é da coordenação executiva da MMM, a ideia é que esta seja uma atividade que possa alcançar pessoas além das que já compõem o movimento e que possa também reforçar a concepção do feminismo trabalhada pela MMM, o feminismo socialista: “A ideia é discutir as várias concepções de feminismo na atualidade e fazer uma relação com o contexto em que nós vivemos, de ofensiva conservadora; e também com essas novas abordagens feministas, mas que seja uma coisa a partir do que nós aprendemos, de um feminismo que tenha como referencial a luta de classes, que tenha como referencial o socialismo”.
A formação acontecerá no auditório da estação das Artes Eliseu Ventania, a partir das 19h. A atividade é aberta e gratuita.