O primeiro curso de Gerenciamento dos Recursos Hídricos na Escola, GRHE, executado pelo Centro Feminista, aconteceu nesta quinta e sexta, 21 e 22, na escola Raimundo Cavalcanti, no município de Pedro Avelino. A capacitação foi ministrada por Marialda Moura e direcionada para 2 representantes de cada uma das 12 escolas cadastradas para receber o projeto Cisterna nas Escolas de Pedro Avelino, Afonso Bezerra, Angicos e Lajes.
O objetivo do GRHE é abordar as características naturais da região, dialogar sobre as práticas para uma boa convivência com o semiárido e introduzir a importância de uma educação que mostre as possibilidades desta convivência sustentável. No primeiro dia, Marialda contextualizou a realidade local e destacou as tecnologias sociais para a convivência. Hoje foi dia de colocar em prática os cuidados e a utilização das cisternas no ambiente escolar.
Marialda afirma que o GRHE é essencial para a compreensão e o andamento do projeto: “é neste espaço de reflexões e troca de conhecimentos que se reconhece a capacidade que temos de conviver com o semiárido. Este é um passo para importante para que a tecnologia seja bem utilizada e para que se pense e se faça do local, da escola, da comunidade, um bom lugar para se estudar, produzir, trabalhar, crescer, bem viver”.