Entre os dias 16, 17 e 18, cerca de 40 representantes de movimentos sociais e sindicatos de Mossoró e região participarão do Encontro da “Jornada Continental Pela Democracia e Contra o Neoliberalismo” em Montevidéu, Uruguai. De Mossoró, 10 militantes da Marcha Mundial das Mulheres reforçam a delegação potiguar rumo ao encontro que contará com a participação de mais de 2 mil pessoas de toda a América Latina, com o objetivo de construir estratégias unificadas na luta pela democracia e contra o avanço neoliberal sobre os territórios.
No encontro, o feminismo e a luta ecológica são temas transversais aos 4 eixos principais de discussão: a integração da luta, a luta pela democracia e soberania dos povos, o combate ao poder das transnacionais e a luta contra o livre comércio.
Durante a programação, a Marcha terá participação em painéis e debates nos 4 eixos, além de intervenções com a batucada feminista em ato público pelas ruas de Montevidéu e com oficinas de batuque.
Sobre a atuação feminista no encontro, Rejane Medeiros, do Centro Feminista e Marcha Mundial das Mulheres, afirma que “O Brasil e toda a América Latina passa por um período de muitos retrocessos. Nesse sentido, o feminismo, a auto organização das mulheres é essencial para fortalecer continentalmente a agenda de lutas no enfrentamento da invasão neoliberal sobre os nossos corpos e territórios e sobre os nossos direitos políticos e sociais”.
No dia 18, o encontro se encerrará com a apresentação de um plano de ação com acúmulo das discussões.